Itapecerica da Serra



A Cidade

Itapecerica da Serra é uma cidade com agradável clima de montanha, em sua altitude de 920 metros. Dista 33 quilômetros de São Paulo. Conta com 126.600 habitantes dentro de sua área de 151,8 km2.

Limita-se com os municípios de Embu, São Paulo, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Cotia. Partindo de São Paulo, a sede é servida por duas estradas: Rodovia Régis Bitencourt e Estrada Itapecerica-Santo Amaro. A linha férrea da FEPASA, ramal Mairinque-Santos, corta o Município. A igreja, cuja padroeira é a venerada Senhora dos Prazeres, fora capela e, antes, choupana. Sua construção é do século XIX, sem muita alteração na parte externa, mas modificada no seu interior e com belas pinturas artísticas.

Itapecerica, no tupi-guarani, significa "pedra lisa, escorregadia". O acréscimo "da Serra" foi-lhe dado em razão de cidade homônima em Minas Gerais. Outrora, Itapecerica da Serra foi aldeia de índios, cujos registros marcam de fins do século XVII (1689), sem que se saiba do seu fundador.

Em 1827 torna-se Colônia Alemã. Em 20 de fevereiro de 1841, Itapecerica é elevada à categoria de Freguesia. Em 8 de maio de 1877 tem a sua autonomia político-administrativa, porque até então pertencia a Santo Amaro.

Itapecerica da Serra é sede de Comarca (instalada em 27-12-1964), abrangendo, além da Sede, os municípios de Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra.